Marcos Otero

O que seria uma cozinha compacta?

As cozinhas são o coração das casas brasileiras. Mas para que este espaço seja mesmo agradável, prático e funcional, precisará dos móveis certos.

O conceito da cozinha compacta não tem a ver necessariamente com um modelo de decoração, mas com um modelo de  ambiente de tamanho reduzido. Neste caso, a variedade de equipamentos e móveis instalados no local dá lugar ao básico com criatividade.

Cozinhas compactas também podem ser completas. Com planejamento, é possível otimizar o seu espaço e fazer tal cômodo parecer muito maior. 

Como escolher móveis para uma cozinha compacta?

Embora possua particularidades que devem ser levadas em conta no momento do projeto, no fim, acaba se tornando um ambiente acolhedor e agradável.

Para começar, em cozinha compacta, só se pode ter aquilo que é prioritário e cada elemento deve apresentar o máximo de funções para que todo centímetro deste espaço seja mais bem otimizado.

Algumas opções de armários

Para ambientes pequenos, talvez o melhor fosse adotar uma solução sob medida, pensada exclusivamente para todas as necessidades da família.

Gavetões, ao invés de armários com portas, facilitam a organização da maioria dos utensílios. Estantes vazadas podem ajudar a expor melhor os objetos especiais e dividir esta área do imóvel de outras ao qual ela foi integrada, ainda permitindo a passagem da luz.

No mais, outros modelos de armários de design único podem ser pensados visando aproveitar todos os espaços da cozinha compacta para armazenamento. É fundamental explorar a verticalidade do ambiente. 

Peças de cores brancas deixam o visual da cozinha menos carregado e virtualmente mais amplo e claro. E puxadores menores ou até ocultos deixariam a estética do local mais suave, clean e moderna.

Estilos de cozinhas compactas

Para que a cozinha compacta não fique parecendo apertada, armários claros ou mesmo em branco são uma ótima opção. Esta é uma solução bastante prática, pois até mesmo facilita a limpeza do local. Mas para que o todo decorado não fique monótono demais, uma ideia é pontuá-lo com peças mais escuras ou até em cores vivas – verdes e laranjas caem muito bem em cômodos assim.

Falando mais sobre a questão estética, as cozinhas compactas podem ser de vários estilos. É possível criar um cenário mais interessante com alguns toques clássicos. 

Também se pode pensar em fazer uma cozinha compacta com armários em estilo “casa de fazenda” ou “casa litorânea”, mais rústica. Mas são as propostas minimalistas, com materiais arrojados e cheios de brilho que estão fazendo mais sucesso no momento.

Matéria originalmente publicada no Blog Tecnisa e editada por mim.