Enfim, o grande momento! É chegada a hora de, finalmente, adquirir seu imóvel. Depois de muitos anos de planejamento, poupança e trabalho, você vai sair do aluguel e ir ao mercado estudar as opções que se encaixam naquilo que deseja.
O processo é criterioso e tem diversas etapas antes, durante e depois de efetuada a compra. Foi pensando nisso que eu trouxe pontos fundamentais para este grande momento e que vão te ajudar a realizar o seu sonho do melhor jeito possível e evitar frustrações.
Então, se está prestes a concretizar este plano da vida inteira, já favorite este texto ou compartilhe, caso conheça alguém que vai começar esta jornada rumo ao próprio imóvel! Para começar, não perca tempo!
Enumere o que procura em uma residência e quais são os critérios de avaliação e afunile a lista de opções, para otimizar o período de visitas. Afinal, são muitas as ofertas, mas se você não tiver bem definido o que busca, vai acabar perdendo tempo indo a imóveis que não cumprem com as suas expectativas.
Depois das visitas, dê uma nota a cada um, fazendo um ranking, o que tornará mais fácil ir descartando até chegar à decisão.
Como diz aquele velho ditado que já ouvimos muito como conselho, nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Não perca tempo, mas também não se afobe. O mercado imobiliário é estável e sólido, portanto sempre haverá muito imóvel disponível, com as mais variadas características, nas mais diversas localidades e com várias opções de financiamento. Estude e tenha cautela. Otimizar o tempo é diferente de apressar etapas! Jamais aja pelo impulso, pois o custo pode ser alto e, afinal, você procura um imóvel para ter mais conforto e qualidade de vida, e não mais estresse, né?
Agora, vamos falar sobre o pai de qualquer negócio: o planejamento
Estipule o preço máximo que tem condições de pagar pelo imóvel e até a data em que deseja estar de casa nova, reserve o valor para a entrada, assim como para os processos documentais, como taxas de avaliação, cartório e transferência de propriedade e até a própria mudança.
E, claro, sempre tenha uma margem de segurança, para o caso de imprevistos.
Por isso, controle seus gastos!
Comprar um imóvel é se comprometer a ter um custo pelos próximos anos, portanto controle e orçamento, porque além das parcelas, você ainda terá todas as outras despesas do dia a dia. Jamais ultrapasse 30% do rendimento da família com a quitação de um imóvel, pois a ideia é que ter a sua casa própria seja um investimento e a realização de um sonho e não uma constante dor de cabeça.
E por falar em dinheiro, é ele o ponto central do próximo passo: a proposta!
Negociando item a item, você poderá adquirir um valor que fique bom para ambos lados.
Aqui na MOI, contamos com assessoria jurídica para te ajudar a entender todos os detalhes do que está e o que não está incluso neste valor e quais são as obrigações de cada parte.
Para fechar, verifique a documentação necessária.
Pode parecer óbvio que todas as pessoas saibam sobre esta etapa, mas a documentação é um dos principais empecilhos em uma negociação imobiliária e um dos grandes motivos pelo qual ela pode ser inviabilizada.
Para a compra via financiamento, por exemplo, cada instituição bancária tem um processo próprio de análise e, por conta disso, você deve procurar diretamente o banco para saber quais são as exigências.
Quanto antes souber o que é necessário, mais tempo ganha.
Os documentos mais importantes independentemente do banco ou da forma de pagamento, são:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Últimos 3 contracheques;
- Imposto de renda;
- Certidões negativas, que comprovam que você não possui dívidas ou interdições de qualquer natureza;
- Certidão de situação fiscal, que comprova que o imóvel não possui dívidas;
- Declaração de inexistência de débito condominial;
- Caso você seja casado ou esteja em união estável com regime de bens, terá que comprovar e provar a concordância do cônjuge com a compra.
Gostou destas dicas? Então, agora é só começar a pesquisar imóveis e aplicar cada uma delas para ser ainda mais feliz na sua nova casa!
Conte com a gente, temos uma equipe especialista pronta para te auxiliar!
Nos acompanhe nas redes sociais: siga marcosoteroimoveis no Instagram e no Facebook
Ou converse diretamente com nossa equipe pelo WhatsApp (53) 9 9936 1040 ou pelo chat aqui do site mesmo: todos os dias, das 9h às 22h e até as 18h aos fins de semana.
- Próximo Artigo Como comprar um imóvel em Rio Grande