0CP2McdWhVv_S7hRJ8w6V00Z2iRFxYTQuc4e62iqAdk
Marcos Otero

O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER NA HORA DE VENDER A SUA CASA!

Se tem um mercado que se mantém estável e aquecido mesmo nos momentos mais voláteis, este mercado é o imobiliário. Aconteça o que acontecer, sempre vai ter gente querendo vender e gente querendo comprar imóvel. No caso das vendas, isso torna a concorrência muito maior, porque é preciso caprichar para fazer a casa chamar a atenção e se diferenciar na hora que o comprador estiver pesquisando. Por isso, hoje eu trago dicas de como valorizar o seu imóvel e também o que NÃO é aconselhável fazer na casa antes de botá-la à venda, porque, sim, tem procedimentos que podem até ser feitos com boa intenção, mas podem acabar atrapalhando.

Começando de dentro para fora, limpeza, capricho e manutenção em dia!

Nada de rachaduras, manchas ou mofo nos pisos e nas paredes. Eventuais problemas hidráulicos e elétricos também devem ser resolvidos antes de o imóvel ser posto à venda! Não adianta querer deixar para lá porque a casa ou apartamento não será mais de você, pois os possíveis compradores são bem criteriosos.

Troque pisos e cerâmicas que não forem novos. Do lado de fora, grama aparada e piscina limpa também são super-relevantes.

Em relação à pintura, prefira sempre cores neutras, que agradam a um maior número de pessoas e que também facilitarão a vida do futuro proprietário caso ele queira revender o imóvel ou alugá-lo.

Depois de tudo pronto, revisado e ajustado, chega a hora de estabelecer o preço!

E aqui vale um lembrete superimportante: preço e valor são coisas distintas. Por mais que você tenha lembranças boas do seu imóvel, saiba de todas as suas vantagens e do quanto investiu nele, quem vai definir o preço é o mercado! Superestimar um imóvel é correr o risco de deixá-lo mais tempo à venda. Mas subestimar, também é ruim, pois dá ao comprador a ideia de que a casa ou apartamento tem problemas e você quer se livrar logo.

É justamente por isso que existem as imobiliárias, que possuem equipes – e não uma pessoa só – que acompanham o dia a dia do setor e se dedicam integralmente a estudar cada localidade, bem como suas características.

Assim como o preço, outro fator extremamente importante a ser estabelecido é o prazo: não exagere no tempo necessário para desocupar o imóvel. Quanto mais rápido ele for liberado, melhor.

A flexibilidade também é uma aliada na hora da venda: ser maleável quanto aos horários de visitação e ter disponibilidade para visitas em fins de semana e antes ou depois do expediente é um ponto a seu favor.

Agora, o que NÃO vale a pena!

Muitas pessoas pensam que fazer grandes reformas vai reverter em uma venda mais cara, mas isso não é uma regra! Pisos modernos que têm funcionalidades específicas, armários embutidos e demais móveis verticais, representam um gasto que não necessariamente vai ser embutido ao valor da casa ou do apartamento, além do fato do possível comprador nem gostar deste tipo de decoração. Aliás, o valor da reforma não deve ultrapassar os 5% do preço pedido pelo imóvel.

E as dicas não param por aí! Os nossos dois e-books deste mês também são para quem quer pôr um imóvel à venda: um deles fala sobre uma técnica que não exige grandes gastos e que pode reduzir em até 50% o tempo de espera para vender sua propriedade. Para acessá-lo, clique aqui. O outro é com dicas de fotos, que são ESSENCIAIS para a venda, afinal, é pela imagem que todo o processo começa. Você pode baixá-lo clicando aqui . Ambos são gratuitos.

E, claro, por último mas não em último: a sua oferta precisa de uma vitrine! Toda a sua dedicação para deixar seu imóvel pronto para a venda tem de contar com um lugar que lhe dê a devida visibilidade. Aqui na MOI, nós não cobramos para expor a sua casa ou o seu apartamento no site e você ainda pode conferir a hora que quiser quantas vezes ele foi visualizado!

Além disso, temos uma equipe sempre à disposição pelos nossos canais de comunicação e no chat disponível no site, unidades na cidade e na praia, e uma carteira com mais de 3000 imóveis negociados!

Para anunciar o seu, clique aqui

Até mais!