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Marcos Otero

 

O processo de venda de imóveis nem sempre é simples, pois além das dificuldades de
encontrar um comprador, é preciso levantar diversos documentos que comprovem a
legalidade da transação entre as partes envolvidas na negociação.

Portanto, ficar atento a quais são esses documentos e emitir todos eles com antecedência é
fundamental para que tudo ocorra sem nenhum problema. Para te ajudar, listamos abaixo
quais documentos você precisa ter em mãos para a venda do seu imóvel.


Documentos Pessoais

– RG e CPF;
– Certidão de nascimento (ou casamento) atualizada;
– Certidão de Distribuidor Cível, Certidão de Feitos da Justiça Federal e Certidão de Feitos
na Justiça do Trabalho;
– Certidão Negativa de Interdição, Tutela e Curatela.
– Comprovante de renda;
– Comprovante de estado civil.

Como Comprovar Sua Renda

Existem diferentes formas de comprovar sua renda para a aprovação de crédito e
financiamento. Logo, descubra quais são os documentos necessários para a compra de
imóvel que se se encaixa com a sua vida:

● Assalariados

Os 3 últimos holerites. Caso seja comissionado deverá apresentar os seis últimos
comprovantes e carteira de trabalho.

● Autônomos

Carteira do Conselho Regional como: OAB, CRECI, CREA, CRM, CRO, entre
outros. E os três últimos extratos bancários de Pessoa Física.

● Sócios Diretores de Empresas

Contrato Social, ou Registro de firma individual com alterações, ou Ata. E os últimos
três extratos bancários de Pessoa Física.

● Funcionários Públicos, Aposentados e Pensionistas

Os três últimos comprovantes de pagamento de aposentadoria ou benefício do
INSS.

Como Comprovar Seu Estado Civil

Para isso,é preciso compreender que o estado civil é considerado apenas aquele que é
determinado por lei. Portanto, é um item que você deve ficar atento, acompanhe:

● Casado: Certidão de Casamento;
● Solteiro: Certidão de Nascimento;
● Divorciado: Averbação da Certidão de Casamento e Certidão de Nascimento;
● União Estável: Escritura pública de declaração de união estável;
● Viúvo: Certidão de Casamento e Certidão de Óbito.

Visto todos esses documentos pessoais, o próximo passo é providenciar a documentação
do imóvel. Esses documentos têm como objetivo garantir que o imóvel está registrado
corretamente e que não exista nenhuma dívida atrelada à ele.

Documentos do imóvel

  • Cópia Autenticada da Escritura;
  • Certidão Negativa de Ônus Reais;
  • Certidão de Ações Reipersecutórias e Alienações;
  • Declaração de Débitos Condominiais;
  • Declaração de Pagamento do IPTU;
  • Averbação do Imóvel;
  • Planta Baixa do Imóvel.

 

Organize-se!

Como você pode notar, a lista de documentação não é algo simples e deve ser tratada com
muita cautela entre as partes para que não ocorra nenhum problema. Organize-se, para que
tudo ocorra bem!

Por mais que agora você já saiba quais são os documentos para uma transação de compra
e venda do seu imóvel, é normal que você se sinta um pouco perdido na hora de apresentar
a documentação.

Por isso, sugiro que você procure ajuda especializada, para trazer mais tranquilidade para
você. A Marcos Otero possui prática na hora de verificar documentos e pode agilizar o
processo de compra e venda de imóvel.

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também fiquem por dentro dos documentos necessários para uma venda de imóvel.