Você pintou, fez reparos e pequenas reformas, checou a documentação e conferiu também as instalações hidráulicas e elétricas. Caprichou nas fotos e pôs a casa para divulgar. Tudo certo, mas e na hora de receber o possível comprador? Não basta atraí-lo, é preciso cativá-lo quando ele for finalmente conhecer o imóvel, porque esta visita pode ser determinante. Muitas pessoas seguem o passo a passo da divulgação, mas podem acabar pecando no processo de apresentação da casa.
E foi pensando nisto que hoje trago dicas que vão muito além da estética.
Seja flexível e facilite as visitas
É normal ter preferência por alguns horários e compreensível que se goste de privacidade e sossego à noite, mas no momento em que estiver negociando um imóvel, será preciso flexibilizar. Facilite tudo o que puder em relação a visitas – isso ajudará o corretor no agendamento e, consequentemente, aumentará as chances de vender mais rápido. Mostre-se disponível para visitas em horários não convencionais, como manhã, noite, feriados e fins de semana.
Retire ou prenda seus pets
Os bichos de estimação são da família e fazem parte da rotina da casa, mas por mais que eles sejam os “moradores”, e os possíveis compradores, as visitas, cães e gatos devem sim ser retirados dos ambientes, pois além de estranharem os visitantes, o que pode causar reações indesejadas, quem for ao imóvel também pode se incomodar com latidos e manifestações entusiasmadas, o que vai tornar a visita incômoda e mais curta do que ambas partes desejariam. Por isso, deixe os pets amarrados ou presos em um espaço reservado a eles. E guarde, também, potinhos, brinquedos e acessórios.
Arrume a casa de forma que seja possível visualizar a função de cômodos e móveis
Nem tudo é óbvio na planta de uma casa, principalmente quando ela está ou já foi mobiliada. Alguns espaços são multifuncionais ou foram improvisados, como despensas, por exemplo. Se há alguma peça ou móvel nesta condição particular, fale para o visitante, deixando claro que ele pode dar outra função a ela. Não falar por receio de que “pegue mal”, é pior. Uma casa sempre acaba tendo os traços do morador.
Evite atividades cotidianas durante a visita
Não adianta organizar um anúncio, estabelecer um preço atrativo e não se atentar aos cuidados na hora de receber o visitante, que é o momento crucial. Tudo bem que trata-se de uma casa, mas já pensou que desagradável chegar e encontrar pessoas fritando algo, dormindo e impedindo de entrar no quarto? Ou ainda encontrar toalhas e roupas penduradas no banheiro? Este tipo de situação constrange a todos e dificulta o trabalho do corretor, a sua intenção de venda e atrasa o processo de compra. Lembre-se: o que está fora do lugar é sempre o que chama mais atenção. E além do mais, o horário da visita é previamente agendado, portanto, há tempo para organizar-se.
Em caso de imóveis vazios, a dica é visitá-lo de vez em quando para conferir a limpeza e abrir portas e janelas para arejar o ambiente.
Fale sobre a vizinhança
Além de estar em uma boa localização, dispor de um bom número de cômodos e de benfeitorias, morar é também conviver – e a relação das pessoas com os bairros é bastante particular. Eles são o motivo pelo qual muitas escolhem a casa ou resolvem trocá-la. Todo bairro tem o mercado conhecido, o açougue onde todos vão, a borracharia que resolve todos os problemas, a farmácia onde sempre se consegue desconto. Bairros se relacionam com a necessidade que temos de pertencer a uma comunidade. Explore isto na hora de vender o seu imóvel. Ajude o comprador a realmente se imaginar morando no lugar que ele, hoje, visita.
Dica bônus: defina o valor desde o princípio
Um ponto muito importante antes de começar a receber os potenciais compradores e que, inclusive, compõe os fatores que o farão desejar uma visita ou não à residência!
O senso comum acredita que ir baixando o valor com o passar do tempo é uma forma de atrair compradores, contudo, os primeiros 30 dias em que o imóvel entra em atividade no mercado são bastante importantes, por isso reflita, pesquise, consulte um corretor e só depois bata o martelo quanto ao valor, pois um preço muito alto pode transmitir a mensagem de que há relutância quanto à venda, o que afasta os potenciais compradores.
Pensando em pôr a casa à venda ou conhece alguém que vai? Então fixe na barra de favoritos ou compartilhe e verifique como cada detalhe importa na hora de uma negociação.
Espero ter ajudado.
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