Marcos Otero

Você sabe o que é caução no aluguel de imóveis? No processo de locação, o locatário deve apresentar alguma garantia para que o proprietário fique tranquilo no caso de um contratempo no pagamento.

A “caução aluguel”, “cheque caução” ou “depósito caução”, como é conhecida esta modalidade de pagamento, é uma das garantias mais utilizadas no ramo do aluguel.

No entanto, apenas pelo nome não é possível identificar a funcionalidade desta garantia. Quer saber como funciona a caução no aluguel de imóveis? Segue o texto abaixo e fique por dentro.

Como Funciona a Caução no Aluguel de Imóveis?

A garantia funciona para que o proprietário tenha segurança na hora de alugar seu imóvel. Logo, essa quantia pode ser utilizada para cobrir tanto a carência de pagamentos, quanto danos que o locatário cause.

Para saber quando deve-se utilizar o valor da caução no aluguel de imóveis, é preciso realizar uma vistoria no momento de finalizar o contrato.

Dessa forma é possível saber quais os danos foram causados ao imóvel, e qual a quantia exata será necessária para cobrir o prejuízo.

De acordo com a Lei do Inquilinato, o valor máximo permitido para solicitar é de até 3x o valor cobrado no aluguel. Além disso, a conta utilizada nesta transação precisa ser conjunta no nome do locador e do locatário.

A Devolução da Caução

A garantia deve se estender até o final do contrato, entretanto, em caso de permanência do locatário no imóvel, o valor de seu depósito será devolvido somente em caso de rescisão de contrato e definitivamente terminada a locação.

Ao final do processo, o inquilino estando com todos os aluguéis em dia e o imóvel entregue nas mesmas condições oferecidas no início de contrato, o proprietário deve devolver o dinheiro da caução.

Escolha a Garantia que Melhor se Encaixa na Sua Vida!

Agora que você já conhece a funcionalidade da caução no aluguel de imóveis, pode entender que não é a melhor modalidade para o seu estilo de vida.

No entanto, fique tranquilo. Além da caução, existem outras diversas garantias para você escolher, o importante é que você escolha a modalidade de garantia que seja mais adequada para a sua vida.

 

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e familiares para que eles entendam como funciona a caução no aluguel de imóveis.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco.

Será um prazer atender você!